Esportes

Fifa veta 11 substituições e frustra planos de Tite para jogo contra a Colômbia

Uma norma da Fifa alterou os planos de Tite. Uma comunicação da entidade internacional, recebida pela CBF nesta segunda-feira, fez a comissão técnica da seleção brasileira saber que não poderá usar todos os 23 convocados no jogo contra a Colômbia, nesta quarta-feira, no Engenhão. Apenas seis substituições poderão ser realizadas.

O caráter amistoso e solidário do jogo, que não estava previsto no calendário original da seleção, fazia a comissão técnica ter a intenção de observar o máximo de atletas que estão em atividade no Brasil. A lista de convocados foi exclusivamente doméstica. No entanto, apenas 17 jogadores vão participar da partida.

A Fifa explicou em se comunicado que, embora amistoso, o jogo tem um caráter oficial. Por exemplo, conta pontos para o ranking da entidade, no qual o Brasil é segundo colocado. Assim, as normas da Fifa para partidas amistosas terão que ser seguidas. Uma delas é a limitação de seis substituições.

– Não era o previsto, mas só poderemos usar seis, além dos que começarem como titulares. Mas a preparação para o jogo vale para todos – disse Tite na manhã desta terça-feira, ao chegar ao hotel, na Barra da Tijuca, onde está concentrada a seleção.

O técnico disse que, apesar do aspecto beneficente, o jogo com a Colômbia pode lhe permitir observações.

– Não gostaríamos que o jogo acontecesse (referia-se ao acidente que vitimou o time da Chapecoense). É um jogo com caráter solidário, mas existe uma responsabilidade também – disse o treinador. – Quem veio, mereceu estar aqui. E nós, da comissão técnica, temos a responsabilidade de avaliar estes jogadores.