Esportes

Fifa nega informação de agências e diz que mantém punição à Bolívia

guerrero.jpg

A Fifa informou, através de sua equipe de mídia, nas redes sociais, que a punição à Bolívia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 se mantém. Mais cedo, agências de notícias divulgaram que a sanção tinha sido retirada e tudo voltara a como era antes, com a devolução dos pontos na tabela de classificação à seleção boliviana.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias na América do Sul

A notícia da suspensão da punição – negada pela Fifa – teve origem na própria federação da Bolívia. O presidente da federação, Rolando López, é que tinha divulgado que a Bolívia estava livre da pena:

– Os pontos foram restituídos, tudo está como deveria estar – afirmou

A Fifa, porém, garante que a punição continua. A Bolívia perdeu os pontos de sua vitória diante do Peru (2 a 0) e do empate com o Chile (0 a 0) devido à escalação irregular do zagueiro paraguaio Nelson Cabrera, naturalizado boliviano.

Fifa nega ter devolvido pontos à Bolívia nas eliminatórias

Na mídia boliviana chegou a circular a imagem de uma carta que teria sido enviada pela Fifa à federação de futebol do país anulando a punição.

ARGENTINA CAIU NA TABELA

Os pontos das partidas pelas quais a Bolívia foi punida foram dados ao Peru e ao Chile, considerados vitoriosos por 3 a 0 nos dois casos. Com isso, houve alteração na tabela de classificação das eliminatórias para o Mundial da Rússia. Os chilenos ultrapassaram a Argentina, de quem tomaram o 5º lugar. A queda fez os argentinos ficarem fora da zona de classificação para a Copa (os quatro primeiros colocados conquistam vagas diretas, e o quinto vai disputar repescagem contra a seleção classificada pela Oceania). Já a Bolívia caiu para a lanterna da competição, que antes estava com a Venezuela.

O Brasil lidera as eliminatórias, com 21 pontos, seguido do Uruguai, com 20. Equador e Colômbia vêm na sequência, com 17. Chile e Argentina têm 16, mas o maior número de vitórias dá aos chilenos vantagem no critério de desempate.