Esportes

Fifa nega devolução de pontos e mantém punição à Bolívia nas eliminatórias

guerrero.jpg

A Fifa informou, através de sua equipe de mídia, nas redes sociais, que a punição à Bolívia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 se mantém. Mais cedo, agências de notícias divulgaram que a sanção tinha sido retirada e tudo voltara a como era antes, com a devolução dos pontos na tabela de classificação à seleção boliviana.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias na América do Sul

A notícia da suspensão da punição – negada pela Fifa – teve origem na própria federação da Bolívia. O presidente da federação, Rolando López, é que tinha divulgado que a Bolívia estava livre da pena:

– Os pontos foram restituídos, tudo está como deveria estar – afirmou , segundo reportagem da AFP.

A Fifa, porém, garante que a punição continua. A Bolívia perdeu os pontos de sua vitória diante do Peru (2 a 0) e do empate com o Chile (0 a 0) devido à escalação irregular do zagueiro paraguaio Nelson Cabrera, naturalizado boliviano. A regra determina que o atleta naturalizado ter morado pelo menos cinco anos consecutivos em seu novo país para ter condições de jogo pela seleção. Jogador do Bolívar desde 2013, Cabrera, de 33 anos, não cumpre a exigência, no entendimento da Fifa.

Fifa nega ter devolvido pontos à Bolívia nas eliminatórias

Na mídia boliviana chegou a circular a imagem de uma carta que teria sido enviada pela Fifa à federação de futebol do país anulando a punição. A suposta notificação da Fifa foi exibida, segundo o diário “La Razón”, da Bolívia, pelo presidente Rolando López. O texto era assinado pela secretária adjunta da Comissão Disciplinar da Fifa, Alejandra Salmerón García, e dizia que “se produziu um erro manifesto no que se refere aos recursos legais”, recomendando, por isso, que “seja desconsiderado o conteúdo das decisões notificadas no dia 1 de novembro de 2016 (o do anúncio da punição)”.

Carta da Fifa à federação da Bolívia

ARGENTINA CAIU NA TABELA

Os pontos das partidas pelas quais a Bolívia foi punida foram dados ao Peru e ao Chile, considerados vitoriosos por 3 a 0 nos dois casos. Com isso, houve alteração na tabela de classificação das eliminatórias para o Mundial da Rússia. Os chilenos ultrapassaram a Argentina, de quem tomaram o 5º lugar. A queda fez os argentinos ficarem fora da zona de classificação para a Copa (os quatro primeiros colocados conquistam vagas diretas, e o quinto vai disputar repescagem contra a seleção classificada pela Oceania). Já a Bolívia caiu para a lanterna da competição, que antes estava com a Venezuela.

O Brasil lidera as eliminatórias, com 21 pontos, seguido do Uruguai, com 20. Equador e Colômbia vêm na sequência, com 17. Chile e Argentina têm 16, mas o maior número de vitórias dá aos chilenos vantagem no critério de desempate.