Esportes

Fifa e France Football encerram parceria por Bola de Ouro

O prêmio Bola de Ouro não será mais entregue pela Fifa. A entidade e a revista France Football anunciaram o fim da parceria para a entrega anual do troféu de melhor jogador do mundo nesta sexta-feira.

A Fifa continuará escolhendo o seu melhor jogador do mundo uma vez ao ano, tanto no masculino quanto no feminino, mas ainda não definiu qual será o nome do prêmio e o lugar da premiação. A forma de escolha dos premiados deve seguir a que era usada durante a parceria com a revista francesa, através de votos de jogadores e técnicos.

Já a Bola de Ouro volta para as mãos da France Football, que também vai eleger os melhores do mundo anualmente. A publicação, no entanto, vai dar o prêmio de acordo com o voto de jornalistas.

A revista francesa criou a Bola de Ouro em 1956, e só premiou jogadores europeus até 1994. No ano seguinte, o liberiano George Weah recebeu a honraria. Já a Fifa começou a premiar o melhor jogador do ano em 1988. Em 2010, a entidade e a revista entraram em um acordo e os prêmios foram unificados. Lionel Messi levou a melhor em 2010, 2011, 2012 e 2015, enquanto Cristiano Ronaldo ficou com o prêmio em 2013 e 2014.