Esportes

Fifa abre investigação contra Blatter e Valcke sobre salários

FILES-FBL-FIFA-CORRUPTION-G6O2JNAN2.1.jpgZURIQUE – O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-secretário-geral da entidade Jérôme Valcke, já suspensos do futebol por violações éticas, estão enfrentando uma nova investigação, desta vez a respeito de salários e bônus que receberam no exercício de suas funções. O comitê de ética da Fifa disse que seus investigadores iniciaram procedimentos formais contra os dois ex-dirigentes, além do ex-diretor financeiro Markus Kattner, por possíveis violações éticas que incluem “suborno e corrupção”. BLATTER E VALCKE 1009

A instância disse que as supostas violações ocorreram “no contexto de salários e bônus pagos ao senhor Blatter, ao senhor Valcke e ao senhor Kattner, além de outras provisões incluídas nos contratos destes três indivíduos”.

Eles também são suspeitos de terem violado regras ligadas a conduta geral, lealdade, conflitos de interesse e “oferecer e aceitar presentes e outros benefícios”.

Não foi possível obter comentários de Blatter, Valcke e Kattner de imediato, embora no passado os três tenham negado qualquer irregularidade.

Em junho a Fifa comunicou que uma investigação interna revelou que os três dirigentes receberam o equivalente a US$ 81 milhões em compensação ao longo de cinco anos, o que classificou como “recompensas enormes”.

Blatter, que comandou a entidade reguladora do futebol mundial entre 1998 e 2015, foi banido por seis anos após uma apelação.

O afastamento foi imposto por violações éticas relacionadas a um pagamento de dois milhões de francos suíços feito pela Fifa ao então chefe do futebol europeu, Michel Platini, com a aprovação de Blatter, em 2011 por trabalhos realizados uma década antes.

Valcke foi demitido em janeiro e suspenso por dez anos por violações éticas que incluíram usar despesas da Fifa para viagens de passeio e destruição de provas.