Cotidiano

Fiep vem a Cascavel falar sobre mudanças no ICMS

Cascavel – As mudanças estabelecidas pela Lei Complementar 155/2016 e pelo Decreto Estadual 8.660/2018, envolvendo as atualizações do Simples Nacional e a nova fórmula de cálculo do ICMS, atingido mais de 120 mil empresas no Paraná, sendo quase 30 mil relacionadas ao ramo industrial, levou a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) a promover uma série de encontros em várias regiões do Estado. Após percorrer Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Pato Branco e Guarapuava, chega a Cascavel. O workshop será segunda-feira (19).

A preocupação, de acordo com o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, é que, com a mudança, os empresários terão de assumir um custo com a elevação do ICMS em cerca de 20%. “A lei já está aprovada, não há mais nada a fazer. Resta-nos agora trabalhar no sentido de orientar da melhor forma nossos empresários do segmento contábil”, comentou o presidente da Fiep, que classificou a mudança na lei como “inconsequente”.

No fim do ano passado, durante a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa, a Fiep se posicionou contrária à medida e alertou o governo sobre o impacto negativo ao setor produtivo.

Contudo, foi voto vencido e, com a publicação da lei, a federação iniciou um planejamento no sentido de orientar gestores e executivos industriais a atender à nova lei e evitar passivos judiciais. As palestras são ministradas pelo especialista em Direito Tributário, economista Nikolas Duarte Rosa.