Opinião

Fiep lança edital para financiar projetos de indústrias sindicalizadas

Objetivo é aumentar competitividade de empresas e setores industriais do Paraná

Fiep lança edital para financiar projetos de indústrias sindicalizadas

Empresas do setor industrial que estejam efetivamente associadas a sindicatos patronais filiados à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) terão uma nova oportunidade para aumentar sua competitividade. A Fiep está lançando um edital para financiar projetos coletivos, de no mínimo oito empresas, que tenham como objetivo o desenvolvimento setorial.

 

As atividades precisam envolver ações em pelo menos um dos seis eixos de atuação propostos: desenvolvimento tecnológico; capacitação técnica e de gestão; saúde e segurança ocupacional; comércio exterior; comunicação e marketing; e sustentabilidade econômica e socioambiental. O aporte total da Fiep será de R$ 1,5 milhão (não reembolsável), com 20% em contrapartidas pelas empresas, totalizando R$ 1,8 milhão em projetos.

 

“Nosso interesse é promover a competitividade das empresas e o valor dos sindicatos para as indústrias”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Pelo edital, o escopo dos projetos precisa ter vínculo com a área de negócios da empresa, ou seja, trazer benefícios para fortalecer o segmento representado. Outro ponto é que é necessário comprovar os resultados planejados em cada etapa da atividade por meio de indicadores.

 

Como funciona – Tanto empresas quanto sindicatos terão responsabilidades específicas a cumprir, como disponibilizar estrutura física e de pessoal para a gestão do projeto e dispor de profissional com perfil executivo para acompanhamento das atividades, respectivamente. Os convênios celebrados terão vigência máxima de 10 meses. As inscrições vão até 6 de maio.

 

O processo de seleção ficará a cargo de uma comissão formada por membros do Sistema Fiep, que analisará os trabalhos inscritos após preenchimento de um formulário de qualificação prévia. Entre os critérios que serão avaliados estão relevância para melhoria da competitividade dos negócios, potencial para ser replicado em outros setores, envolvimento de parcerias com o Sistema Fiep e importância para o associativismo.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

 

 

(Crédito da foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)