Opinião

Fiep convida empresários para participar da 26ª sondagem industrial

Maior pesquisa anual do setor sobre expectativas para o próximo ano já está no ar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O maior estudo para avaliar as expectativas e intenções dos industriais do Paraná para 2022 está disponível para participação dos empresários desde quarta-feira (15). Esta será a 26ª edição da Sondagem Industrial, criada em 1995 e divulgada anualmente pela Federação das Indústrias do Paraná. O prazo para responder ao questionário vai até 7 de novembro, período em que o Observatório Sistema Fiep, responsável pela avaliação, acredita que já poderá concluir um diagnóstico com base no balanço geral do ano e das prioridades elencadas pelos gestores das empresas para o próximo ano.

“A pesquisa vai revelar importantes indicadores sobre ações e iniciativas utilizadas no enfrentamento desse período de pandemia e, principalmente, vai explicitar as diretrizes planejadas para a o posicionamento dos 37 segmentos industriais do estado após a vacinação em massa da população”, avalia o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Para defender os interesses da indústria, que é nosso principal objetivo, precisamos conhecer as dificuldades, expectativas e desafios enfrentados pelos empresários este ano. Isso nos ajuda a buscar soluções de melhoria para o desenvolvimento do setor e a aumentar cada vez mais a competividade da indústria do Paraná”, explica.

“O resultado obtido a partir dos questionários respondidos pelos empresários nos ajudam a definir aspectos prioritários de grande relevância para auxiliar os gestores de empresas e suas equipes na definição estratégias e no planejamento das empresas para o próximo ano”, detalha a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marilia Souza.

Os empresários terão mais de 50 dias para responder a pesquisa que, a partir dessa edição, brindará os participantes com produtos informacionais e de inteligência inéditos e de grande utilidade para o dia a dia dos negócios. A empresa que responder no decorrer do mês de setembro receberá gratuitamente o Guia de Segurança Cibernética para Pequenas Empresas, material elaborado pelo Observatório que traz, em uma linguagem clara e objetiva, um resumo das principais tipos de cyber ataques acompanhados de estratégias eficazes de enfrentamento dessas ameaças, tudo isso orientado a segurança das operações empresariais em ambientes digitais.

“Nossa meta é atingir o maior número possível de respondentes este ano e aumentar ainda mais o percentual de confiabilidade dos resultados”, avisa a gerente. “O acesso é totalmente gratuito e as informações geradas estão amparadas nas exigências de confidencialidade propostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, garante Marília.

Após a conclusão do material, em dezembro, as análises serão amplamente divulgadas, sendo que um exemplar digital com todos os resultados tabulados será disponibilizado aos participantes e ficará também disponível no site da Fiep.

A Sondagem será encaminhada por e-mail aos empresários e também poderá ser acessada neste link ou pelas redes sociais da Federação.