Cotidiano

Fidel: Trump foi 'desqualificado' em debate e deve receber 'medalha de barro', assim como Obama

2012_561645545-20121019112903053ap.jpg_20121019.jpg

RIO – Em um artigo publicado em veículos oficiais, com título “El destino incierto de la especie humana”, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro afirmou que Donald Trump foi “desqualificado” no debate presidencial mais recente dos Estados Unidos, no final de setembro. Por isso, Castro afirmou que o candidato republicano deveria ganhar uma “medalha de barro” por sua performance, assim como Obama, por sua política.

“Não esqueçamos que neste domingo haverá debate de candidatos. Na primeira ocasião, há duas semanas, houve um [debate] que causou comoção. O senhor Trump que se achava um capacitado especialista foi desqualificado tanto quando Barack em sua política. É preciso dar-lhes uma medalha de barro”, escreveu no parágrafo final do artigo, que se concentra em discussões sobre arte, religião e ciência.

A postura de Fidel Castro parece ser um sinal das inclinações de Havana. Hillary Clinton é abertamente partidária de continuar com a política de aproximação com Cuba, enquanto Trump parece optar por uma política mais fechada em relação ao governo de Havana.

Sempre ouvido na ilha, Fidel Castro, de 90 anos, nunca questionou a inflexão da diplomacia de seu irmão, embora sempre deixe claro sua desconfiança em relação a Washington e ao presidente Obama, artífice do degelo entre ambos os países.