Cotidiano

Fidel e Rouhani se encontram em Havana para reafirmar laços

Cuba Iran TiesHAVANA ? O presidente iraniano, Hassan Rouhani, se reuniu em Havana com o ex-presidente cubano Fidel Castro para reafirmar os laços de amizade entre os dois países e expressar seu compromisso de aprofundar a cooperação entre as duas nações, informou a mídia estatal cubana. Rouhani também se encontrou com o presidente Raúl Castro.

Durante a visita, funcionários cubanos e iranianos assinaram acordos de cooperação em setores como saúde, educação e ciência, bem como um memorando de entendimento na área bancária.

Rouhani fez escala na ilha caribenha durante a sua viagem a Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. No encontro com Fidel, eles discutiram a importância da produção de alimentos em um mundo ?ameaçado pela mudança climática, o crescimento incessante da população mundial e os perigos para a preservação da paz?, disse o jornal do Partido Comunista de Cuba, Granma.

?Fidel e Hassan Rouhani concluíram um encontro amigável com os mais sinceros votos de colaboração entre os povos do Irã e Cuba?, disse o diário.

Fidel apareceu em público pela última vez em 13 de agosto, durante as celebrações para o seu 90º aniversário, quando ele participou de um evento cultural no teatro Karl Marx, em Havana.

Irã e Cuba mantêm um relacionamento amigável por um longo tempo, unidos em parte por suas respectivas disputas com os Estados Unidos, embora ambos tenham experimentado uma reaproximação com Washington nos últimos anos.

A visita de Rouhani vem um mês depois de seu ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, iniciar uma turnê pela América Latina,com uma viagem a Havana, prometendo abrir um novo capítulo nas relações bilaterais.