Cotidiano

Festival Tudo Blues leva grandes nomes do gênero a Niterói

2014 695434096-2014030563671.jpg_20140307.jpgNiterói ? A dor das feridas nas mãos que trabalhavam nos campos de algodão do sul dos Estados Unidos e os hinos de louvação que clamavam a Deus por dias melhores. Mais tarde, a raiva, ainda contida, contra o racismo e a segregação. Além disso, no caso das primeiras cantoras, o sofrimento do amor pelos homens que as maltratavam. São essas as essências do blues. Uma música visceral, que saiu das profundezas da alma negra e deu origem ao que se chama de pop: desde os Beatles, Rolling Stones, Tim Maia e Roberto Carlos, até o eletrônico do Daft Punk e o hip hop de Jay-Z.

De quinta até o dia 12 de junho, Niterói se transforma na casa do blues e de todas as suas variações. Em dois fins de semana, oito atrações ocuparão o palco do Teatro da UFF. Filha da cidade, a cantora Adriana Ninsk abre o Festival Tudo Blues com repertório que mistura o ritmo a alguns de seus descendentes: o jazz, o rock, o country e o soul. As apresentações de quinta, sexta e sábado começam sempre às 21h. Já no domingo, os shows são às 20h. Os ingressos custam R$ 40 e a classificação é livre.

Cantora nova iorquina radicada no Rio, Alma Thomas traz ao segundo dia de Festival uma homenagem à Etta James, uma das maiores representantes do gênero. A apresentação terá a participação do guitarrista Victor Biglione. Alma levará também a sua história para os palcos, já que as canções se relacionam com a trajetória de sua família.

? Meu pai viveu ativamente a luta pelos direitos civis e me passou toda essa bagagem. Isso está na base do soul e, consequentemente, da música da Etta James.

Além disso, a cantora diz que o público verá uma química muito especial no palco entre ela e Biglione.

? Vai ter improviso vocal, uma conversa entra a minha voz e a guitarra. Ele é super conhecedor do estilo, pesquisa muito os diferentes timbres e pedais, sabe navegar pelas distorções, pelos ?wah wahs?. De guitarra americana aqui no Rio, é o cara.

No sábado, 4, é a vez do gaitista Jefferson Gonçalves e sua banda. Eles sobem ao palco para promover o último trabalho do artista, o LP ?25 anos de carreira?. O percussionista Laudir de Oliveira, que já tocou com o grupo Chicago, Joe Cocker, Jackson Five, Gal Costa e Carlos Santana, fará participação especial.

? Parte das músicas desse disco foram escolhidas pelos fãs. Entraram também algumas composições minhas nunca lançadas e duas releituras de clássicos de Jimmy Reed e Muddy Waters. É esse o repertório que levaremos à Niterói. ? diz ele, que acabou de lançar uma campanha de financiamento coletivo para a produção, ao lado de 27 gaitistas de todo o Brasil, de um disco em homenagem ao mestre e pioneiro Maurício Einhorn.

Gonçalves diz que tocar na cidade é sempre um grande prazer, muito porque o município sempre foi celeiro de bons músicos.

? Isso leva um público muito legal para os shows, que entende realmente de música. Espero que fique lotado, vamos fazer uma viagem do Mississipi até o Capibaribe.

Quem fecha o primeiro fim de semana do festival é o Nico Rezende & Guilherme Dias Gomes Quinteto, que fará um tributo ao jazzista Chet Baker. Já a segunda leva de shows, a partir da quinta, dia 9, contará com Power Blues Experience, Eletronaipe, Paulinho Guitarra e os Ramblin? Brothers.