Cotidiano

Festival oferece exemplo de responsabilidade ambiental

O projeto busca interligar áreas naturais governamentais e privadas que acabaram isoladas com a destruição das florestas originais na região da fronteira

Santa Terezinha – Todas as emissões de Gases de Efeito Estufa geradas durante o 11º Festival das Cataratas foram devidamente compensadas com o plantio de 435 mudas de árvores nativas realizado nesta semana na Chácara Muller, em Santa Terezinha de Itaipu.

Integrante do Programa Destino Verde para Empresas Sustentáveis, o Festival calculou suas emissões por meio da metodologia da GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), utilizada internacionalmente por empresas e governos. Além das emissões diretas, também foram levadas em consideração a energia elétrica comprada, o transportes e os materiais utilizados. Em relação a 2015, a redução nas emissões foi de 33,8%, diminuindo de 107,18 para 70,99 toneladas de gás carbônico neste ano. 

A Chácara Muller está localizada na área do Corredor da Biodiversidade Santa Maria, projeto que tem como objetivo conectar o Parque Nacional do Iguaçu – considerado Patrimônio Natural da Humanidade – com a faixa de proteção do Lago de Itaipu, utilizando a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Santa Maria e a matas ciliares existentes na área.

O projeto busca interligar áreas naturais governamentais e privadas que acabaram isoladas com a destruição das florestas originais na região da fronteira comum a Brasil, Paraguai e Argentina, prevendo a recuperação das matas ciliares nas propriedades da região, bem como a reposição da biodiversidade da fauna e flora local.