Cotidiano

Festival na Rússia premia quem leva mais picadas de mosquito

201608140930507674_AP.jpg

BEREZNIKI, Rússia ? Em tempos de dengue, zika e chicungunha, o Festival do Mosquito, em Berezniki, na Rússia, pode parecer bizarro. Durante este fim de semana, os moradores da cidade aos pés dos Montes Urais promoveram um campeonato que premia quem levar mais picadas, informa a Associated Press.

A vencedora foi Irina Ilyukhina, de 9 anos, premiada como a ?garota mais saborosa? com 43 picadas recebidas durante uma caminhada com a mãe para colher frutinhas na floresta. Como prêmio, ela ganhou um copo de cerâmica em reconhecimento a todas as marcas ostentadas em suas pernas. Claro que as picadas são inofensivas, a não ser pela coceira.

Por causa do forte calor com pouca umidade, o número de mosquitos no verão deste ano está muito abaixo do normal. Por esse motivo, os organizadores do festival tiveram que cancelar o outro evento tradicional, de caça aos mosquitos, no qual os participantes devem tentar coletar o máximo de mosquitos em jarros.

O calor também dificultou a atuação de Yana Solyarskaya, que suou dentro de uma fantasia de mosquito enquanto dançava e cantava para os visitantes do festival, que está em seu quarto ano.

Alguns casos de zika chegaram a ser detectados na Rússia, mas todos foram infectados em viagens ao exterior.