Cotidiano

Festival de dança: Inscrições estão na reta final

Com o objetivo de possibilitar apresentações de trabalhos produzidos no Brasil e também em toda área do Mercosul, a Secretaria Municipal de Cultura está promovendo o 28º Festival de Dança de Cascavel de 9 a 17 de setembro, no Teatro Municipal Sefrin Filho. O festival contará com apresentações diversas de escolas e academias de dança que deverão se inscrever até o dia 30 de junho pelo endereço eletrônico: www.cascavel.pr.gov.br/secretarias/cultura/sub_pagina.php?id=1422. O festival será composto por uma série de apresentações, competições, oficinas e palestras.

Para o diretor de Ação e Difusão Cultural, Luciano Biaggi, o maior desafio é “viabilizar a construção de um evento socializador, criando um espaço de intercâmbio e divulgação da dança, intensificando sua prática nas formas mais amplas possíveis”.

Em todas as edições passaram pelo palco do Festival de Dança de Cascavel, grandes nomes, reconhecidos nacional e internacionalmente, o que ocorrerá novamente neste ano. Nas noites de abertura e de gala, os bailarinos das companhias G1, Balé Teatro Guaíra, e G2, de Curitiba, farão as honras da casa. Durante as outras noites representantes de escolas e academias de dança nacionais e internacionais mostrarão seu talento e arte nas mostras e competição.

28 anos

O Festival de Dança entra, em 2017, na sua 28ª edição e transforma Cascavel na "Capital da Dança do Oeste do Paraná". A cidade é palco de inúmeras apresentações de trabalhos bem como ponto de encontro para bailarinos coreógrafos e amantes da dança, proporcionando oportunidade para apresentar o que tem sido desenvolvido pelos grupos selecionados, tanto para a mostra de dança como para a competição, sem esquecer da oportunidade de atualização profissional.

O Festival de Dança reúne profissionais de várias regiões do País e tem foco principal na construção de conhecimento, na pedagogia e na formação dos bailarinos. Criado em 1989 com a proposta de abrir as portas para os bailarinos e movimentar o cenário da dança no Estado, já trouxe para Cascavel grandes nomes da dança como Vladimir Karakulev, Ana Botafogo, Ballet de Boston (EUA), Ballet Bolshoi (da Rússia) e solistas do Stuttgart Ballet (da Alemanha), entre outros.