Cotidiano

Festival de Berlim anuncia 11 filmes da mostra Panorama, com dois brasileiros

RIO ? O Festival de Berlim anunciou nesta terça-feira os primeiros 11 filmes de sua mostra Panorama para 2017. Entre eles, há duas produções brasileiras: ?Vazante?, de Daniela Thomas, sobre as relações raciais e de gênero no interior de Minas Gerais no início do século XIX; e ?Pendular?, de Julia Murat, sobre a relação entre um escultor e uma dançarina.

“É emocionante que o meu primeiro filme solo, ?Vazante?, seja selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim. A Berlinale é talvez o festival que mais impacto tenha tido no cinema brasileiro das últimas décadas, premiando ?Central do Brasil?, Fernanda Montenegro, ?Tropa de Elite? e ?Que Horas Ela Volta??, diz Daniela Thomas. ?É uma honra e um privilégio voltar aos grandes festivais de cinema que me deram tanta felicidade, como o de Cannes, em 2008, quando recebi a Palma de Ouro para Sandra Corvelloni, por sua linda Cleuza de ?Linha de Passe?. Fico muito orgulhosa de ter Sandra mais uma vez brilhando em um filme meu. Meu coração está acelerado.?

Segundo a organização, os filmes selecionados se dividem em dois temas: ?uma nova abordagem da história dos negros na América do Norte, América do Sul e África (?I Am Not Your Negro?, ?Vazante?, ?The Wound?)? e ?Europa Europa?, filmes que exploram como as forças progressistas podem se defender da atual tendência europeia de volta ao passado (?Política, manual de instrucciones? e ?Combat au bout de la nuit?). O programa total deverá contar com cerca de 50 produções.

Veja a lista de filmes anunciados:

?Vazante? (Brazil / Portugal), de Daniela Thomas

?I Am Not Your Negro? (França / EUA / Bélgica / Suíça), de Raoul Peck

?The Wound? (África do Sul / Alemanha / Holanda / França), de John Trengove

?Política, manual de instrucciones (Politics, Instructions Manual)? (Espanha), de Fernando León de Aranoa

?Combat au bout de la nuit (Fighting Through the Night)? (Canadá), de Sylvain L?Espérance

?Casting JonBenet? (EUA), de Kitty Green

?Honeygiver Among the Dogs? (Butão), de Dechen Roder

?Centaur? (Quirguistão / França / Alemanha / Holanda), de Aktan Arym Kubat

?Pendular? (Brasil / Argentina / França), de Julia Murat

?Ri Chang Dui Hua (Small Talk)? (Taiwan), de Hui-chen Huang

?Untitled? (Áustria / Alemanha), de Michael Glawogger, Monika Willi