Cotidiano

Festivais de música na Suécia registram mais de 40 casos de abuso sexual

RIO ? O que era para ser um fim de semana de diversão acabou se tornando um grande transtorno para mais de 40 mulheres na Suécia. Durante os festivais Bravalla e Putte I Parken, realizados no último fim de semana, foram registrados cinco estupros e 47 casos de abuso. No Putte I Parken, as denunciantes eram meninas com idade entre 12 e 20 anos.

Bravalla, um evento de três dias realizado perto da cidade de Norrköping, foi o único a registrar estupros. No line-up, estavam nomes como Rammstein, Bastille, The 1975, Wiz Khalifa e os britânicos Mumford & Sons, que usaram o perfil da banda no Facebook para manifestar sua repulsa pelo ocorrido:

“Estamos horrorizados com o que aconteceu no festival Bravalla no último fim de semana. Festivais são uma celebração da música e das pessoas, um lugar para se soltar, sentindo-se livre para tanto. Estamos enojados com essas notícias monstruosas.

Não tocaremos novamente no festival até recebermos garantias da polícia e da organização de que eles estão fazendo algo para combater o que parece ser uma taxa lamentavelmente alta de violência sexual”.

Mumford & Sons sobre abusos em festival da Suécia

Já no Putte I Parken, um festival gratuito que passa por quatro diferentes cidades da Suécia, há denúncias sobre um grupo de jovens que teria agido em conjunto. Segundo a agência “AP“, a polícia da cidade de Karlstad está procurando por um grupo de sete rapazes, mas não divulgou informações sobre os suspeitos.

Uma vítima foi ouvida pelo jornal britânico “Daily Mail“. Alexandra Larsson, de 17 anos disse que foi ameaçada verbalmente por um grupo de garotos. Ela e suas amigas se afastaram, mas logo depois ela começou a ser apalpada, inclusive nos genitais.

“Eu me virei e gritei ‘quem quer que tenha sido – você é um porco!’. Contei para as minhas amigas o que tinha acontecido e todas ficaram chocadas. Minhas amigas e eu decidimos ir embora, porque não dava para ver quem fez isso. Era um mar de gente”, disse a jovem.

Os ataques aconteceram justamente cerca de uma semana depois do início de uma campanha sueca contra abusos nesse tipo de situação.