Cotidiano

Festa inviável no calçadão

A organização do Domingão no Calçadão, um evento já tradicional de Cascavel que fecha a Avenida Brasil entre as ruas Sete de Setembro e Carlos Gomes, havia proposto aos 10 maiores colégios estaduais da cidade a transferência das suas típicas festas julinas para o canteiro central da Brasil.

Porém, para a diretora do Colégio Padre Carmelo Perrone, Sandra Biavatti, a intenção é boa e o espaço cedido também, mas se torna inviável deslocar os alunos até o centro. “Há várias dificuldades, o transporte dos estudantes é uma delas, quem vai leva-los lá? A responsabilidade em eventos assim que envolvem o nome do colégio é muito grande, são muitos alunos menores de idade”, diz. Conforme a diretora, eles optaram por fazer uma festa interna, somente para os professores e estudantes.

Segundo a assessora de gabinete que também é uma das organizadoras do Domingão, Simone Soares, a intenção do Município era ampliar a abrangência das festividades e fortalecer a união com os colégios, levando os alunos para uma atividade diferente.

“Nós achamos interessante a possibilidade de trazer as festas julinas, que já são eventos praticados todos os anos, para o centro da cidade. Assim as festividades que ficavam restritas as regiões das escolas, atingiriam um público muito maior”. Simone lembrou que as escolas estariam autorizadas a comercializar produtos típicos para arrecadação de fundos para as APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários).

Inviabilidade

O diretor da FMEC (Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel), Daniel Scalco, disse que essa ideia acabou por não ser executada devido as inviabilidades como as que a diretora Sandra comentou. “Infelizmente não chegamos a um denominador comum, nenhuma escola optou por fazer a festa no Centro. Porém, nós estamos sempre pensando em outras possibilidades para aproximar a comunidade escolar estadual do Município, bem como toda a comunidade em geral, com promoções e ações”, diz.