Cotidiano

Festa e comemoração no resultado do vestibular

Felicidade de um lado, frustração e mais um ano para se preparar de outro. Assim foram os ânimos durante a divulgação do resultado do Vestibular 2018 da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) excepcionalmente realizado ontem, no Calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel.

Excepcionalmente porque, pela primeira vez após muitos anos, o resultado voltou a ser divulgado na Avenida Brasil e pela primeira vez em num domingo.

Segundo o coordenador do vestibular Renan Effgan, a decisão foi tomada quando a comissão do processo tomou conhecimento do fechamento do calçadão para que as famílias aproveitassem o espaço aos domingos, o programa da Prefeitura de Cascavel chamado de Domingão no Calçadão Fechadão. “Pensamos em algumas alternativas, mas levar para o calçadão foi uma ideia ótima, acertamos com a prefeitura e trouxemos para cá e foi ótimo”, destacou.

Mudança nos planos

A ideia preliminar era divulgar o resultado ainda na última sexta-feira (15) e com a mudança nos planos, os alunos tiveram que esperar dois dias a mais. Apesar do acumulo da ansiedade, a festa ontem foi garantida.

Teve direito à comemoração com tinta dos pés à cabeça e depois banho com o esguicho d´água para mandar a sujeira embora.

Cerca de 500 pessoas, principalmente alunos de cursinhos, acompanharam o resultado. O primeiro lugar geral foi anunciado pelo prefeito Leonaldo Paranhos e se trata de um londrinense chamado Gabriel Ribeiro Rosa. Ele foi aprovado em Medicina no campus de Cascavel com um total de 1.338 pontos.

A felicidade da aprovação

A segunda colocada na lista geral de aprovados é a cascavelense Sthefanny Guedes. Ela não cabia em si de tanta felicidade e levou toda a família para festejar com ela. “Foi uma alegria imensa, fiz só um ano de cursinho e consegui ser aprovada para o curso que eu tanto queria. Agora é se preparar para os seis anos de graduação, espero que eu goste muito e4e me dê muito bem na carreira que escolhi”, destacou.

Ela fez 1.317 pontos e, assim, também garantiu uma vaga para o curso de Medicina, o mais concorrido da instituição que neste processo teve 142 candidatos por vaga.

O processo

Foram 13,4 mil inscritos para um total de 1.226 vagas. Os cursos mais procurados são Medicina (Cascavel) 142 alunos por vaga, Medicina (Francisco Beltrão) 118 alunos por vaga e Direito (Francisco Beltrão) 29 alunos por vaga. O Campus de Cascavel teve o maior número de inscritos, com 5.975, seguido por Francisco Beltrão com 3.701, Foz do Iguaçu 1.605, Marechal Cândido Rondon 1.514 e Toledo 605 inscritos. O vestibular 2018 da Unioeste foi realizado no dia 26 de novembro.

Clique aqui e veja o resultado completo do vestibular.