Variedades

Festa da Padroeira: 40 mil fiéis em oração

Fé, oração e devoção. A quinta-feira foi assim para dezenas de milhares de fiéis que se revezaram em romaria em diversas celebrações religiosas realizadas ao longo do dia em comemoração à padroeira do Brasil e da cidade de Cascavel, Nossa Senhora da Conceição de Aparecida.

Em ano mariano e em comemoração pelos 300 anos da descoberta da imagem no Rio Paraíba do Sul, hoje na cidade de Aparecida do Norte, a imagem de peregrinação trazida do santuário paulistano decorou o altar da Catedral que leva o nome da santa em Cascavel. As primeiras missas ocorreram no início da manhã e se estenderam até a noite. Às 17h, por exemplo, a celebração marcou a coroação de Nossa Senhora e a bênção das crianças.

Mas entre os pontos mais emocionantes aos cristãos estava a concentração dos motociclistas no Lago Municipal, às 9h30, e que seguiram em procissão à Catedral com chegada às 10h50, encerrando, assim, uma das missas.

Além das atividades religiosas, o encerramento da 65ª Festa da Padroeira, que havia começado no dia 3 de outubro com novenas, missas e programação gastronômica, foi bastante comemorado. Com mais de 900 voluntários, os organizadores estimam que, durante todos esses dias e principalmente ontem, ao menos 40 mil pessoas tenham passado pela festa.

A avaliação oficial só deve ser divulgada nos próximos dias, mas se estima que essa meta tenha sido batida principalmente porque o tempo contribuiu nos dois últimos dias das festividades, quarta-feira e ontem. Toda a programação se encerrou com uma missa celebrada na noite de quinta-feira. “Precisamos nos lembrar de todas as preces e as intercessões que já fizemos a Nossa Senhora Aparecida e que ela continue nos abençoando e sendo um caminho de fé ao seu filho Jesus”, lembrou o arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos.