Cotidiano

Ferroeste: Empresa tem oito meses para apresentar projeto de reparos em trilhos

O contrato será assinado hoje e o prazo de oito meses para conclusão dessa fase já passa a contar

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Cascavel – A empresa Iguatemi, de Santa Catarina, foi a vencedora da licitação para elaboração de estudo, projetos executivos e soluções para o reparo de nove pontos críticos existentes ao longo da Ferroeste (Cascavel a Guarapuava).

O trabalho será financiado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor R$ 876 mil.

O contrato será assinado hoje e o prazo de oito meses para conclusão dessa fase já passa a contar. Os trabalhos começam em agosto e os projetos devem ser entregues em março de 2021.

Com base nesses projetos, uma nova licitação será feita para a contratação de uma empresa para executar as obras. O valor estimado deve ser definido após o estudo e baseado nas necessidades encontradas, uma vez que será feita sondagem do solo para verificar qual a melhor solução para os problemas.

A reforma desses pontos foi uma exigência do BID, que também financia o Estudo para a Nova Ferrovia.

Dentre os problemas a serem resolvidos estão: fissuras em rochas e falta de drenagem de água; rochas perto das ferrovias; rupturas em taludes já existentes; locais sem nenhum tipo de proteção, apenas corte em terra e sem drenagem da água, nem mesmo canaletas, o que aumenta o risco de deslizamentos sobre os trilhos.