Esportes

Fernando Hierro assume Espanha na véspera do início do Mundial

Moscou – Poucas horas depois de anunciar a demissão de Julen Lopetegui, a federação espanhola de futebol (RFEF, na sigla em espanhol) anunciou, ontem, que Fernando Hierro, que atuava como diretor esportivo da seleção local, comandará a equipe na Copa 2018.

Lopetegui foi demitido de forma surpreendente na noite de terça-feira. A decisão da RFEF foi tomada a dois dias da estreia do país, amanhã, contra Portugal, e foi uma resposta à decisão do treinador em comandar o Real Madrid após o Mundial da Rússia, anunciada na terça-feira.

“Não me sinto traído. Lopetegui, enquanto esteve conosco, fez um trabalho impecável. A outra coisa é como ele fez isso, sem conhecimento da federação”, disse ontem o presidente da federação, Luis Rubiales, em entrevista em Krasnodar, cidade russa em que a seleção está concentrada.

Lopetegui também se manifestou: “Estou muito triste, mas desejando que joguemos uma magnífica Copa e ganhemos”. Ele tinha contrato com a seleção espanhola até 2020, um vínculo que foi renovado recentemente, no fim do último mês de maio. Assim, o anúncio feito pelo Real Madrid pegou grande parte da seleção espanhola de surpresa.

Na Copa do Mundo Rússia 2018, a Espanha está no Grupo B e estreará amanhã contra Portugal, às 15h (de Brasília). O país também enfrentará Irã e Marrocos na primeira fase.