Cotidiano

Fernando Henrique afirma que não volta à Presidência, diz jornal

SÃO PAULO – Em meio à crise política do país, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou que não existe possibilidade de voltar a ocupar o cargo de chefe de Estado. O nome do ex-presidente tem sido citado com frequência como uma ?carta na manga? de tucanos para substituir o presidente Michel Temer numa eventualidade. Em entrevista ao jornal ?O Estado de S. Paulo?, publicada nesta segunda-feira, Fernando Henrique diz que ?não volta?.

FH comparou o governo de Michel Temer a uma ?pinguela? (ponte frágil, improvisada) e que deve resistir até 2018..

– Minha posição é a seguinte: transformar a pinguela em ponte, aumentando a confiança e apoiando as medidas que o governo tomar e que sejam acertadas. E por quê? Porque qualquer pessoa que seja indicada pelo Congresso, que força terá para fazer as coisas que tem de ser feitas? – afirmou FH, ao jornal. Fernando Henrique, 85 anos, foi presidente por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.

De acordo com a publicação, o ex-presidente disse que falta confiança e que ele ?não vai colaborar para dividir a confiança?. Ao jornal, FH afirmou ainda que o também ex-presidente Lula teria dito que ele trabalha para ser presidente.

– Lula está fazendo apenas um jogo de palavras. Imaginar que eu seja candidato permanente. Ele é que é candidato permanente, eu não sou. Eu sou preocupado com o Brasil. Acho que essa hipótese foi levantada e que ela não é boa para o Brasil – falou Fernando Henrique à publicação.

Sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve Renan Calheiros (PMDB-AL) à frente do Senado, a despeito dos movimentos de rua que pedem a sua saída do senador do cargo, ele opinou: – A rua é importante, mas também tem a lei, tem a institucionalidade, o longo prazo. Num momento de ânimos acirrados como nós estamos, as pessoas não pensam.