Cotidiano

Fernanda Richa destaca importância do Outubro Rosa

O mês se transformou num símbolo de que sempre é tempo de olhar para si com a atenção necessária, de que cuidar da própria saúde de forma preventiva

Curitiba – Outubro tem cor. É o rosa. O mês se transformou num símbolo de que sempre é tempo de olhar para si com a atenção necessária, de que cuidar da própria saúde de forma preventiva é o melhor caminho para uma vida tranquila. Engajada com a causa do Outubro Rosa, a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, faz o alerta de que o câncer de mama, doença grave que vitimiza principalmente a população feminina, tem grande chance de ser curado quando descoberto precocemente. Em entrevista, a secretária também destacou os avanços conquistados pelo Paraná na área social. Confira.

“O Outubro Rosa é o mês dedicado para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama, mas ele é apenas simbólico. Na verdade, o cuidado com a saúde, seja da mulher ou do homem, deve acontecer durante todo o ano. Além do cuidado médico, precisamos manter a cabeça aberta, se permitir mudanças e buscar atividades que nos tragam prazer. Tudo isso ajuda na qualidade de vida das pessoas. É disso que trata a campanha do Governo do Estado deste ano, que tem como tema “Você é uma só. Use o tempo a seu favor”, afirmou Fernanda Richa.

Questionada sobre a garantia dos direitos dos cidadãos, que é uma das prioridades da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda disse que “nosso trabalho visa garantir o atendimento da população mais vulnerável. Para chegar a todas as pessoas que mais precisam do apoio do poder público, fazemos investimentos constantes. Desde 2011, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social aplicou mais de R$ 1 bilhão em programas, projetos, serviços e benefícios nas áreas de assistência social e na garantia de direitos da criança e adolescente, da mulher, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Os recursos são do Fundo Estadual de Assistência Social, do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência, do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso e do Tesouro Estadual”.

A secretária afirmou ainda que o programa Família Paranaense “é nosso principal programa para emancipação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e para a superação da pobreza. Desde seu lançamento, em 2012, o programa fez acompanhamento sistemático de quase 36 mi famílias e a transferência de renda para 233 mil famílias que vivem nos 399 municípios do Estado. O investimento no programa chega a R$ 113 milhões”.