Esportes

Ferj já se reuniu com PM para garantir segurança da semifinal entre Fla e Vasco

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro aguarda apenas a decisão do juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, para confirmar a semifinal entre Flamengo e Vasco, sábado, no Engenhão, com duas torcidas, válido pela Taça Guanabara. O magistrado está com o pedido de entrada do processo feito pela Procuradoria Geral do Estado para derrubar a determinação de clássicos com torcida única na cidade.

Na manhã desta segunda-feira, a Ferj se reuniu com o Comando do Estado Maior da Polícia Militar para definir o esquema de segurança, que conta com PMs dos batalhões próximos ao estádio, Batalhão de Choque e Cavalaria. A PM vai divulgar o efetivo apenas na sexta-feira.

A questão do Carnaval também foi tratada na reunião, pois o jogo será no primeiro dia da festa, com a realização de mais de 70 blocos na cidade ao longo do dia. Incluindo blocos que arrastam multidões, como o tradicional Bola Preta, que, ultimamente, tem ultrapassado casa do milhão. Para cada clássico, a média do efetivo policial por torcedor varia entre 1/40 a 1/70, dependendo do público, para fazer a segurança do entorno. A última vez que teve clássico no sábado de Carnaval foi em 2014, no empate entre Vasco e Fluminense por 1 a 1, válido pela sexta rodada da Taça Guanabara.

O Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe) garante que o efetivo para o jogo não sofrerá alteração, pois a responsabilidade do grupo é apenas dentro do estádio e na escolta às organizadas.

Caso a decisão seja mantida, a opção é levar o clássico para fora do estado, onde a determinação de torcida única não é válida. Alguns estádio já foram descartados, como Arena das Dunas, em Natal, Arena Pantanal, em Cuiabá e o Mané Garrincha, em Brasília, por motivos distintos. A Arena Amazonas, em Manaus, está em negociação, porém a questão logística pode ser um entrave, devido à distância do Rio.