Cotidiano

Felinos recebem tratamento natural

Famoso no zoológico de Cascavel o tigre Hu foi o primeiro dos felinos a receber um tratamento diferenciado que, aliás, trouxe resultados positivos para a saúde dele. Quem passou pelo zoo no fim de semana não encontrou o felino no recinto. Isso porque, Hu precisou receber anestesia para uma ultrassonografia e ficou de repouso por uns dias. Na tarde de ontem, ele já estava solto no lar, embora ainda tímido e longe dos flashes da câmera fotográfica.

O exame ao qual foi submetido comprovou que o tratamento do tigre foi positivo. O veterinário que cuida dele explica a novidade. “Ele sofre de síndrome urêmica, ou seja, por insuficiência renal, e sempre tomou medicamentos convencionais. Um laboratório homeopata concedeu medicamentos e depois de um ano o resultado foi surpreendente”, comemora Ilair Detoni.

Melhoras

O veterinário detalha que pela ultrassonografia foi possível visualizar toda a limpeza da parede da bexiga do felino que apresentou melhoras significativas. A experiência natural no tratamento dos animais foi estendida a outros felinos. O leão Gaúcho e a onça preta também recebem medicamentos homeopáticos. Os dois já estão com idades avançadas. Gaúcho sofre inúmeros problemas decorrentes de maus tratos em circo e a onça que já enfrentou um câncer pode chegar ao recorde de ser o animal mais velho em um zoológico.

Cuidados

O cuidado aos felinos se estende à saúde de todos os habitantes do zoo. “É um trabalho constante, todos os animais são desverminados a cada ano, mas mantemos uma atenção maior com os mais velhos que apresentam doenças crônicas”, ressalta Detoni.