Cotidiano

Feitiços misteriosos são encontrados com esqueletos ancestrais na Sérvia

fei.jpg

KOSTOLAC, Sérvia – Arqueólogos estão tentando decifrar encantamentos mágicos gravados em pequenos rolos de ouro e prata que foram descobertos junto com esqueletos humanos enterrados há mais de 2 mil anos na Sérvia.

Links história

“O alfabeto é grego, até aí sabemos. A linguagem é aramaico – e isso é um mistério do Oriente Médio para nós”, disse o arqueólogo chefe da escavação no Leste da Sérvia, Miomir Korac, à agência de notícias Reuters.

Os esqueletos foram descobertos aos pés de uma grande usina de energia movida a carvão, onde as buscas estão sendo conduzidas antes que outra unidade da usina seja construída no local em que ficava uma antiga cidade romana.

Na semana passada, ao impar cuidadosamente o solo no entorno dos ossos, a equipe de Korac encontrou dois amuletos feitos de chumbo, que, quando abertos, tinham dentro minúsculos rolos de prata e ouro cobertos com símbolos e escrita.

Eles acreditam que as inscrições são encantamentos, deixados nos túmulos para evocar poderes divinos com relação ao bem ou o mal em relação aos enterrados no local.

“Lemos os nomes de alguns demônios ligados ao território em que hoje está a Síria”, disse o arqueólogo Ilija Dankovic.

fei2.jpg

Inscrições de deuses orientais em ruínas romanas são comuns. Com uma população viajante, especialmente com os militares das legiões sendo transferidos e com os governantes da era romana pré-cristã permitindo liberdade de culto, desde que respeitando os deuses do império, muitas divindades do oriente médio se espalhavam. O mistério, entretanto, é que os arqueólogos não sabem o que essas inscrições específicas dizem, que supostos feitiços estão escritos ali.