Cotidiano

Feira de tecnologia começa em São Paulo sem internet

SÃO PAULO ? A feira de tecnologia Campus Party, que começou nesta terça-feira e vai até domingo em São Paulo, ficou algumas horas sem conexão de internet, um dos principais atrativos oferecidos ao público, no dia de abertura do evento. Aos campuseiros ? nome dado às pessoas que habitam o espaço do evento durante uma semana por ano ? a explicação dada era de que um cabo de fibra ótica havia sido roubado enquanto era transportado ao Anhembi, local em que a Campus é realizada. Aos poucos o sinal foi sendo retomado e às 16 horas estava totalmente restabelecido.

? Campus Party sem internet é triste. Vim aqui só para jogar conectado e, desde ontem (segunda-feira) às 19h, quando eu e minha caravana chegamos, não há sinal ? contou às 14h desta terça-feira o estudante Arthur Venâncio.

Venâncio viajara mais de 12 horas para chegar ao Anhembi. Ele vive na cidade mineira de Manhu Açu, próximo à fronteira com o Espírito Santo. Após algumas horas de ônibus, chegou à Belo Horizonte, onde embarcou na caravana que levou à Campus Party outros 42 jovens estudantes aficionados em games. Por ser o mais jovem entre os amigos, com apenas 18 anos, ele fora ?obrigado? a usar durante todos os dias de feira uma tiara de paetês com uma pena vermelha apontando para o alto.

? Essa é minha primeira Campus Party. Vim para jogar com a velocidade de internet de 40 gigas que eles prometem. Também escolhi algumas palestras para assistir ao longo da semana ? disse ele, que terminará o 3º ano do ensino médio em dezembro e pretende seguir a carreira de bombeiro.

A feira está em sua 10ª edição e reúne oito mil campuseiros pagantes. No total, há 6,5 mil barracas montadas no Anhembi, das quais 500 são duplas e 6 mil são individuais.

Na programação de palestras, que começa oficialmente nesta quarta-feira, há cerca de 600 palestrantes de diferentes áreas, como empreendedorismo, comportamento, games e até grafite. Nunca antes o número de palestrantes ultrapassou os 500. Assuntos como o grafite também são novidade na Campus Party, que nos anos anteriores mantinha o foco em tecnologia e inovação.

Entre os palestrantes, o nome de maior peso é o de Mitch Lowe, um dos fundadores do Netflix.

A Campus Party foi criada por um grupo de amigos na Espanha em 1997, como um encontro para celebrar a tecnologia e inovação. A estratégia dos organizadores é crescer no Brasil e ultrapassar as fronteiras paulistas. Além da edição de Recife, que ocorre desde 2012, a feira chegou a Minas Gerais em novembro de 2016 e deve ter uma edição em Brasília ainda neste ano.