Cotidiano

Feira de Juvinópolis reforça a importância da comunidade na escola

10º edição da Feira de Integração Comunitária aconteceu neste fim de semana e foi um sucesso

Criança gosta e precisa que os pais sejam presentes em sua vida escolar. Melhor ainda é quando os pais, os tios, os avós e até mesmo os vizinhos fazem parte desta rotina. Parece impossível, mas não é, no Distrito de Juvinópolis, o que era para ser apenas uma feira escolar, virou tradição e o evento costuma movimentar bastante a comunidade.

A X edição da Feira de Integração Comunitária aconteceu neste último final de semana, no pavilhão da igreja, e envolveu a comunidade, com seus expositores, com barracas de alimentos, artesanatos e outros, e as equipes da Escola Municipal do Campo Tereza Périco Bernardini e do Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis.
De acordo com a diretora da Escola Municipal, Silvana AlvesPadilha, na sexta-feira (7) aconteceram diversas apresentações das escolas, com dança, música, teatro e apresentações culturais, bem como no sábado, em que as atividades começaram à tarde e só terminaram à noite, com desfile de moda, a apresentação da seleção rítmica de Bela Vista da Aparecida e os tradicionais, show de talentos e a escolha do miss/mister “ridículo”. No domingo teve cavalgada, churrasco promovido pela escola e um bingo. “Foi bem gratificante, toda a comunidade participou e interagiu bastante”, conta a diretora.
 
História da feira
A primeira Feira de Integração Comunitária foi realizada no dia 26 de outubro de 2006. O projeto teve como idealizadora a professora EdnaFeitosa e sua turma da 3ª série. Neste primeiro evento, os pais foram recebidos na própria sala de aula e os produtos comercializados foram: frutas, legumes e ovos; produzidos nas propriedades dos familiares dos educandos.
Este evento expandiu-se envolvendo os artesões locais, as produções dos alunos e o comércio local. No decorrer de suas edições passou a ter também os desfiles, teatros, danças, escolha de Miss Juvinópolis, Miss Estudantil e, nas últimas edições, Miss ridículo, onde as beldades locais alegram a todos com sua “beleza e elegância”.