Cotidiano

Feijão resistente ao mosaico dourado é novidade do Iapar no Show Rural

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vai apresentar no Show Rural deste ano a cultivar de feijão carioca IPR Celeiro, material que resulta de mais de 40 anos de pesquisas e se destaca pela resistência ao mosaico dourado, uma das principais doenças da cultura no Brasil. 

O Show Rural, organizado desde 1989 pela Coopavel, apresenta inovações e novas tecnologias para a agropecuária. A edição deste ano será no período de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel.

Segundo Anésio Bianchini, pesquisador que trabalhou no desenvolvimento da cultivar, a resistência ao mosaico dourado faz de IPR Celeiro um componente essencial em sistemas de cultivo para viabilizar o plantio do feijão nas safras da seca e de outono-inverno em áreas afetadas pela doença. “É uma alternativa lucrativa e de retorno rápido para o período pós-culturas de verão, entre fevereiro e abril”, resume ele.

O mosaico dourado – causado pelo vírus BGMV (Bean Golden Mosaic Virus), transmitido pela mosca branca (Bemisia tabaci) – limita a produtividade do feijoeiro nas safras da seca e de outono-inverno em regiões quentes, onde a temperatura supera os 30ºC durante o ciclo da cultura.

Mosaico formado por pontuações amarelas nas folhas, deformações e redução do porte das plantas são os sintomas da doença, que podem variar de acordo com a cultivar, população de mosca branca portadora do vírus na área, idade do feijoeiro no momento da infecção e isolados do vírus ou infecção mista do BGMV com outras espécies de vírus, descreve Bianchini. Em sua forma severa, a doença causa nanismo acentuado ou superbrotamento – excesso de brotações anormais e abortamento total das flores.

Bianchini acrescenta que a resistência de IPR Celeiro ao mosaico dourado é do tipo horizontal ou parcial – as plantas infectadas podem apresentar sintomas fracos da doença, mas os danos na planta e o prejuízo na produtividade são reduzidos.

A nova cultivar também se destaca pelo porte ereto, que facilita a colheita mecânica, e pela excelente qualidade comercial e culinária dos grãos.