Esportes

Federer diz que não teme zika na Rio-2016: 'Vou passar repelente'

O tenista suíço Roger Federer garantiu, em entrevista coletiva neste sábado, que o vírus zika não vai afastá-lo de participar da Olimpíada de 2016. Recentemente, atletas como o golfista norte-irlandês Rory McIlroy e o ciclista americano Tejay van Garderen disseram que não participariam dos Jogos no Rio por medo de contrair zika.

– Vou passar repelente e tomar as precauções que sejam necessárias. Nunca reconsiderei minha decisão de jogar (a Olimpíada). Para mim os Jogos Olímpicos sempre foram algo importante, independentemente de não valer pontos ou do local onde são disputados – afirmou Federer.

O suíço se prepara para a disputa do torneio de Wimbledon, no qual buscará seu oitavo título para se isolar como o recordista de troféus. Atualmente, Federer divide a dianteira com Pete Sampras e William Renshaw, todos com sete conquistas na grama inglesa. Federer, número 3 do mundo, estreia contra o argentino Guido Pella, nº 51. Um eventual encontro com Novak Djokovic, líder do ranking e atual campeão em Wimbledon, aconteceria na semifinal.

A espanhola Garbiñe Muguruza, campeã de Roland Garros no último mês, mostrou ainda menos preocupação com o vírus zika. Muguruza também está classificada para os Jogos de 2016, e pode jogar com Rafael Nadal nas duplas mistas no Rio.

– Não verdade, nem sei o que é zika – disse Muguruza.