Esportes

Federações se posicionam sobre ida de atletas da Rússia à Rio-2016

201607180816420970_AP.jpg

Após a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não banir a Rússia da Olimpíada de 2016, deixando o parecer sobre a ida de atletas do país a cargo das federações internacionais, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou que os tenistas russos estão liberados a participar dos Jogos.

Rússia não é banida pelo COI – 24.07

A ITF foi a primeira federação internacional a se posicionar publicamente após o anúncio do COI, realizado neste domingo. De acordo com a ITF, desde 2004 foram colhidas 205 amostras dos oito atletas russos selecionados para os Jogos. No entendimento da entidade, o volume de testes é suficiente para determinar que atletas cumprem com as condições ditadas neste domingo pelo comitê executivo do COI.

– A ITF considera que é justo permitir que os esportistas limpos participem dos Jogos do Rio e se alegra em acolher jogadores e jogadoras russas ao lado dos demais atletas – diz o comunicado.

Embora tenha confirmado a liberação de oito tenistas da Rússia na Olimpíada de 2016, a ITF frisou que vai procurar saber junto à Agência Mundial Antidoping (Wada) se algum dos atletas apareceu nas investigações da comissão independente, chefiada pelo canadense Richard McLaren.

O relatório de McLaren encontrou indícios de participação ativa do governo da Rússia no encobrimento de casos positivos de doping, mas não citou nomes de atletas que teriam sido flagrados.

Vale lembrar que a tenista russa Maria Sharapova não está entre os oito atletas que representarão o tênis da Rússia na Rio-2016. Sharapova foi suspensa por dois anos devido ao uso de Meldonium.