Esportes

Federações de Esgrima e Triatlo liberam russos para os Jogos

thriatlon.jpg

As Federações de Esgrima e Triatlo liberaram os atletas russos classificados para os Jogos Olímpicos para competirem no Rio de Janeiro. Com as duas, agora já são cinco as federações que liberaram todos os atletas russos para a Olimpíada. Outras oito federações barraram atletas para os Jogos.

Segundo a União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês), todos os seis russos classificados foram liberados porque nenhum deles falhou nos testes antidoping feitos.

“Nenhum dos seis triatletas russos (três homens, três mulheres) que se classificaram para a Olimpíada de 2016 foram incluídos no relatório McLaren, nem sofreu suspensões ou foram banidos por falharem no teste antidoping”, disse a ITU, citando o relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Segundo a ITU, todos os atletas foram testados fora da Rússia.

“Além disso, todos foram testados fora da Rússia. Sendo assim, a ITU vai recomendar ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que estes seis atletas sejam liberados para competir no Rio no mês que vem”.

No domingo passado, o COI liberaou os atletas russos para competirem no Rio de Janeiro, mas determinou que a palavra final ficaria com as federações de cada esporte. Desde então, 107 atletas russos foram vetados dos Jogos.