Esportes

Federação Gaúcha volta a cogitar clássico Grenal em Cascavel

Ideia do mandatário surgiu como alternativa ao calendário da Primeira Liga

Cascavel – Em débito com a cidade de Cascavel, que abriga dois dos consulados mais atuantes da dupla Grenal no País, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) voltou nesta semana a cogitar que o primeiro clássico fora do Rio Grande do Sul entre Grêmio e Internacional seja mesmo em Cascavel.

A possibilidade foi levantada pelo presidente Francisco Novelletto em reunião com os presidentes de Imortal e Colorado, Romildo Bolzan Jr. e Vitorio Piffero, respectivamente. A ideia do mandatário do futebol gaúcho surgiu como alternativa ao calendário da Primeira Liga, vetada nesta semana pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Conforme entrevistas veiculadas pela Rádio Gaúcha e pelo portal Globoesporte, Novelletto propôs que a terceira rodada da nova competição seja realizada entre os dias 3 e 26 de junho, durante a parada do Brasileirão para a Copa América Centenário, nos Estados Unidos – a segunda rodada da Primeira Liga está marcada para 6 de fevereiro.

As notícias mostram que Novelletto não se esqueceu da promessa, feita há pouco mais de três anos, de realizar um Grenal em Cascavel. Em outubro de 2013, o dirigente gaúcho chegou a vir à cidade para anunciar a realização do clássico, mas pouco tempo depois voltou atrás e marcou o jogo, válido pelo Brasileirão daquele ano, para Caxias do Sul.

CBF esfria a ideia

Enquanto dirigentes buscam alternativa para a realização dos jogos da Primeira Liga, a CBF parece buscar motivos para melar a competição. Ao Estado de S. Paulo, o secretário-geral da Confederação, Walter Feldman, confirmou ter recebido a proposta de transferir as três últimas rodadas da Primeira Liga para junho, durante a parada para a Copa América Centenário, mas afirmou que o calendário do futebol brasileiro “é muito organizado” e que o período precisa ser utilizado para descanso dos jogadores.

Ele também descartou a possibilidade de a nova competição como um todo ser vista como amistosa.

“Não existe torneio amistoso. Os jogos precisam ser encarados como eventos-teste para uma competição em 2017, aí sim oficial, com regras de acesso e descenso, sem convites”, disse Feldman.

Estádio Olímpico deverá ter condição de receber o jogo

Mesmo com a CBF esfriando a possibilidade de realização de partidas no País no mês de junho, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cascavel monitora de perto a chance de o Grenal ser realizado no Estádio Olímpico Arnaldo Busato.

De acordo com o secretário Wanderley Faust, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, “deve” o jogo para o Município, que até junho deverá ter o estádio apto para receber esse clássico.

“Ainda restam algumas licitações a serem lançadas, mas pelo menos uma delas precisará ocorrer até lá, a de equipamentos, que conta com aparelhos de ar-condicionado, armários para os vestiários, bancos de reservas e assentos especiais para acompanhantes de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”, explicou Faust.