Esportes

Federação divulga novo calendário para a disputa do remo

201608101010520069_AP.jpgRIO ? A Federação Internacional de Remo divulgou o novo cronograma para a competição, depois de a ventania da manhã provocar o adiamento das provas do dia. O calendário prevê regatas até o início da tarde de quinta e sexta-feira, encurtando a janela de treinos da canoagem nesses dois dias: em vez de 13h às 15h como planejado, fica de 14h15 às 15h e 13h25 às 15h, respectivamente.

Remo 09-08

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Ainda não há previsão de necessidade de utilizar o domingo como um dia extra. Por enquanto, a previsão segue que as regatas olímpicas se encerrem na manhã de sábado.

O sábado à tarde está reservado para adaptações na Lagoa Rodrigo de Freitas para a competição de canoagem, conforme explicou o diretor-executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa), Matt Smith. No entanto, caso seja necessário esticar o calendário remo, as mudanças teriam de ser feitas apenas no domingo, na véspera das competições de canoagem.

? No remo temos seis raias de 13,5 metros de largura. A canoagem usa nove raias de 9 metros. Eles precisam fazer essas mudanças antes da competição, com mergulhadores entrando e fazendo as adaptações. Se precisarmos usar a tarde de sábado para o remo, então os mergulhadores terão bastante pressão para fazer o trabalho no domingo ? afirmou Smith.

Veja também na série em vídeo: Segredos Olímpicos: Motor e proa

Embora o novo calendário preveja regatas até 14h de quinta-feira, a previsão para este dia é de condições climáticas semelhantes a esta quarta, em que as competições acabaram canceladas. A situação na quinta deve piorar justamente a partir do meio-dia, com ventos de mais de 30 km/h e rajadas que podem ultrapassar os 40 km/h

? Avisaremos na manhã de quinta se há condições para que as regatas aconteçam à tarde. Hoje (quarta) era muito improvável que as condições fossem melhorar ao longo do dia, por isso decidimos mandar todos os remadores para casa ? afirmou Smith.