Esportes

Federação de Canoagem mantém medalha de atleta da Moldávia

Isaquias18-08A Federação Internacional de Canoagem (ICF) emitiu um comunicado, no fim da manhã desta sexta-feira, contradizendo a decisão da Comissão Disciplinar do Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia retirado a medalha de bronze conquistada por Serghei Tarnovschi, de 19 anos, após o atleta da Moldávia ser flagrado em exame antidoping. Para a ICF, o resultado de Tarnovschi deve ser mantido até a conclusão dos “procedimentos legais”.

Na manhã desta sexta, a Comissão Disciplinar do COI havia decidido anular o resultado de Tarnovschi na final da C1 1000m, atribuindo a medalha de bronze ao russo Ilia Shtokalov, quarto colocado. A ICF, no entanto, entende que o resultado deve permanecer o mesmo até que os procedimentos sejam concluídos, o que inclui uma possibilidade de apelação e uma audiência com o atleta.Isaquias Queiroz ganha mais uma medalha

Assim, no presente momento, o COI considera o russo Shtokalov como medalhista de bronze, enquanto a ICF ainda considera Tarnovschi como detentor da medalha. O site oficial da Rio-2016 aponta Shtokalov, e não Tarnovschi, como o medalhista na prova. Vale destacar que a decisão final sobre atribuição de medalhas em Jogos Olímpicos cabe ao COI.

Tarnovschi testou positivo em um exame antidoping realizado antes da Olimpíada do Rio, e cujo resultado só foi divulgado na quinta-feira. O atleta da Moldávia foi suspenso “com efeito imediato” pela própria ICF, que não revelou a substância encontrada. Tarnovschi participaria das baterias classificatórias da C2 1000m, neste sexta, mas foi retirado da lista oficial de partida cerca de uma hora antes da prova.

60735716_Moldova%27s Serghei Tarnovschi celebrates his bronze after the men%27s canoe single 1000m final.jpg

Confira o comunicado da ICF:

“O atleta Serghei Tarnovschi foi suspenso provisoriamente pela ICF devido a um caso positivo de doping anterior aos Jogos Olímpicos. O resultado da final masculina do C1 1000m continua o mesmo originalmente informado até que todos os procedimentos legais sejam concluídos em relação ao caso de doping”