Cotidiano

Fed vê estímulo fiscal de Trump como risco à inflação, mostra ata da reunião

WASHINGTON – Quase todos os legisladores do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) concordaram que a economia americana poderia crescer mais rapidamente devido ao estímulo fiscal sob a gestão de Donald Trump, mostrou a ata da última reunião das autoriades, realizade em dezembro. As autoridades sinalizaram um ritmo mais acelerado de altas dos juros. No encontro do mês passado, os juros americanos subiram 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 0,5% e 0,75%.

O documento, divulgado nesta quarta-feira, revela como as visões dentro do Fed estão mudando amplamente em resposta à promessa de Trump de cortar impostos, gastos com infraestrutura e desregulamentação.

Tais mudanças poderiam impulsionar a inflação e devem preparar o terreno para um confronto entre o presidente buscando estimular o crescimento econômico e o Fed, que tem a tarefa de conter um superaquecimento da economia.

?Cerca de metade dos participantes levaram em conta a hipótese de uma política fiscal mais expansionista em suas previsões?, indicaram a ata da reunião de 13 e 14 de dezembro, em referência aos 17 legisladores presentes. ?Quase todos indicaram que os riscos ascendentes às previsões de crescimento econômico aumentaram?.