Cotidiano

Fed não deve aumentar muito a taxa de juros, diz vice-presidente

WASHINGTON – O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deveria evitar aumentar muito a taxa de juros, disse o vice-presidente da entidade, Stanley Fischer, nesta terça-feira. Ele sustenta que os ganhos em receita nos Estados Unidos são um sinal de que os trabalhadores estão se beneficiando de um mercado mais apertado.

? Não quero aumentar muito a taxa de juro ? disse Fischer a estudantes na Universidade de Howard, afirmando que as taxas devem subir, mas que não sabe isso deve acontecer.

O banco central americano manteve as taxas estáveis em reunião realizada na última semana, mas os legisladores, incluindo Janet Yellen, presidente do Fed, sinalizaram que essa trajetória deverá se encerrar até o fim do ano.

Fischer, executivo número dois no Fed, disse que o relatório recente que mostra aumento da renda média dos domicílios em 2015 foi um sinal de que a baixa taxa de desemprego nos EUA está elevando o valor dos salários no país.

? Estamos começando a ver os frutos de um mercado de trabalho mais pressionado ? comentou Fischer.

Durante a palestra realizada para estudantes em uma das mais tradicionais faculdades americanas, Fischer estimulou o estudo de economia e o aumento da diversidade na profissão.

Ele argumentou que essa maior diversidade ajudar no estudo de mistérios econômicos como o declínio registrado nos últimos cinquenta anos na participação da mão de obra masculina em seus primeiros anos de mercado.

O Fed foi criticado pela ausência de representantes de minorias em seu primeiro escalão. Apenas um de seus 17 executivos vem de uma minoria ? Neil Kashkari, presidente do Fed em Minneapolis, filho de imigrantes indianos. Nenhum deles é negro ou latino.

Fischer explicou que o Fed estava tentando aumentar a diversidade dentro do banco central.

? São passos a serem dados em uma longa caminhada ? disse ele.