Cotidiano

Fed deve manter os juros, mas pode sinalizar alta até o fim do ano

213892950.jpg

WASHINGTON – O Federal Reserve (Fed, banco central americano) deve manter a taxa de juros nesta quarta-feira em meio a uma baixa inflação e a recentes dados econômicos fracos, mas pode sinalizar uma grande probabilidade de alta até o final do ano.

O Fed elevou a taxa de juros referencial para uma faixa de 0,25% a 0,50% em dezembro, a primeira alta em quase uma década, mas desde então não fez mais alterações. Economistas consultados pela Reuters veem uma pequena chance de alta na conclusão da reunião de dois dias do Fed nesta quarta-feira, com a maioria esperando a elevação dos juros na reunião de dezembro.

? A última coisa que o Fed quer é perturbar os mercados financeiros com uma grande surpresa ? disse o economista-chefe do Deutsche Bank, Torsten Slok.

O Banco do Japão adotou nesta quarta-feira uma meta para a taxa de juros de longo prazo, em uma reformulação da sua estrutura de política monetária destinada a acelerar o cumprimento de sua meta de inflação de 2%.

O Banco do Japão disse que vai continuar a comprar títulos do governo de longo prazo, mas abandonou a meta de base monetária e em vez disso determinou um ?controle da curva de rendimento?, segundo o qual comprará títulos governamentais de longo prazo para manter os rendimentos dos bônus de 10 anos em torno dos níveis atuais de zero por cento.

O comitê que estabelece os juros no Fed vai divulgar seu comunicado às 15h (horário de Brasília). A presidente do Fed, Janet Yellen, dará entrevista à imprensa meia hora mais tarde. As 17 autoridades do Fed terão que contrapor um mercado de trabalho forte, marcado por uma taxa de desemprego de 4,9% e ganhos de emprego que estão ultrapassando o crescimento da população, com uma inflação que ainda está bem abaixo da meta de 2% e leituras fracas em agosto para a atividade da indústria e de serviços.