Cotidiano

Fed aponta crescimento modesto e leve pressão sobre preços nos EUA

258191578_1-6.jpg

NOVA YORK – A economia dos Estados Unidos expandiu em ritmo modesto desde maio em meio a ?leve? pressões sobre os preços e certo esfriamento do gasto dos consumidores, informou o Livro Bege, relatório econômico do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) com informações coletadas ao redor do país.

Fed_1307

?A perspectiva foi geralmente positiva pelos amplos segmentos da economia, incluindo vendas do varejo, manufatura e imobiliário?, segundo o documento, que é publicado oito vezes ao ano. ?Distritos que relataram crescimento em modo geral esperam que se mantenha modesto?.

A próxima reunião do comitê de política monetária do Fed será em 26 e 27 de julho. Investidores veem uma probabilidade de menos de 5% de que haja alguma elevação dos juros como resultado do encontro, de acordo com preços de contratos futuros de financiamentos federais. Enquanto isso, as autoridades da autarquia avaliam os riscos globais do referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, realizado em 23 de junho.

O Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira em Washington, resume comentários recebidos por contatos empresariais ao redor do país. Esse documento em específico é baseado em informações coletadas até 1º de julho.

As autoridades do Fed analisam o progresso feito por seu mandato de emprego máximo e esperam que os salários mínimos cresçam em um pequeno aumento na inflação à medida que a economia avança.

?As condições do mercado de trabalho permaneceram estáveis já que o emprego continua a cresce modestamente desde o relatório anterior e as pressões sobre salários mínimos continuaram de modestas a moderadas?, indicou o Fed.

Várias regiões registraram ?forte demanda por trabalho qualificado? e as empresas enfrentam desafios em ocupar cargos nos setores de tecnologia da informação, biotecnologia e serviços de assistência médica.

O dados Departamento de Trabalho dos EUA divulgados no início deste mês mostram que as folhas de pagamento aumentaram em 287 mil cargos em junho, recuperando de um desempenho mais fraco em maio, quando apenas 11 mil postos de trabalho foram criados.

INFLAÇÃO LIMITADA

O Livro Bege também indicou uma inflação escassa, apesar de que a maioria dos distritos registraram pressão em preços de insumos. A filial do Fed em Atlatan agora estima que a economia cresceu 2,3% entre abril e junho, o que seria o período mais forte desde o segundo trimestre do ano passado.

Enquanto o Fed afirmou que a avaliação nas regiões apontavam para ?sinais de abrandamento? do gasto das famílias, a perspectivas para os próximos meses ?era predominantemente otimista? na maior parte dos EUA.

O Fed afirmou que a atividade manufatureira estava ?mista? enquanto o desempenho do setor imobiliário ?continua a se fortalecer? desde o último Livro Bege.