Cotidiano

Febre Aftosa: Oeste precisa imunizar 187 mil animais até dia 31

A campanha de vacinação contra a febre aftosa chega ao fim no próximo dia 31 de maio e na região Oeste 187.517 bovinos e bubalinos de até 24 meses ainda devem ser imunizados. De acordo as regionais da Adapar (Agência da Defesa Agropecuária), a meta é atingir o rebanho de 596.150 cabeças. Até o momento, 408.633 vacinas foram comprovadas em sistema.

A cobertura maior de vacinação deve ocorrer na região de Toledo, onde 43 mil animais devem obrigatoriamente receber a dose. Desse total, 28.810 bovinos foram imunizados, o que corresponde a 62% da meta. Na regional de Cascavel, o plantel inclui 38 mil cabeças e 68% delas, ou seja, 25.840, já receberam a vacina contra a febre aftosa.

Produtores que ainda não cumpriram com essa primeira etapa de vacinação no rebanho devem ficar atentos ao prazo final da campanha e evitar multas. “Percebemos que eles estão conscientes quanto à vacinação, porém depois do dia 31 de maio haverá fiscalização por parte da Adapar e aqueles que não cumprirem com a obrigatoriedade serão multados”, alerta o veterinário, Jaime Bairros. A multa mínima por animal é de dez UPFs (Unidades Padrão Fiscal), o que representa em torno de R$ 100.

O Paraná é uma Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Entretanto, é importante o cuidado, já que o vírus da doença, ao contaminar um animal, pode por em risco todo o rebanho.