Cotidiano

Fé inabalável

Maria Luzia da Conceição Nascimento

Nascimento 15/01/1930

Faleceu em 27/05/2018

“Isso é tudo o que eu preciso”. Foi assim que reagiu Maria Luiza Conceição Nascimento, há 11 anos, quando recebeu o diagnóstico médico de que um câncer agressivo lhe dava apenas 1% de chance de vida. Determinada e com uma fé inabalável, ela disse que só partiria para outro plano de vida após ver todos os filhos casados e realizados profissionalmente.

Alguns anos antes, ela já havia passado por uma experiência de câncer de mama e foi curada. Contava que em um determinado dia teve uma visão onde um homem de branco, aparentando ser médico, lhe apareceu e perguntou se ela queria ter mais alguns anos de vida. “Então seja mãe de órfãos”, disse o homem. Sem entender ela questionou como seria isso e teve como resposta que ela deveria adotar as pessoas em oração. E assim ela passou a orar e auxiliar muitas pessoas.

Casamento

A “Vó Maria”, como era carinhosamente chamada, nasceu na cidade de Itabaiana, na Paraíba. E foi no Nordeste brasileiro que ela conheceu Amaro Selvo Nascimento, um homem viúvo e pai de um filho de sete anos. Os dois se apaixonaram e após um rápido namoro de três meses Maria e Amaro subiram ao altar na cidade de Recife.

No Paraná

Logo após a união, embarcaram em um navio e rumaram para o Paraná. A lua de mel em foi em alto mar, mas o casal fixou residência na cidade de Paranaguá. No litoral paranaense Maria fazia e comercializava bolinhos de banana que ficaram famosos. Com isso, ela ajudava a sustentar a casa. Só retornou à capital pernambucana a passeio e para buscar a mãe que sempre morou com ela. Em 1971 ela e a família chegaram a Cascavel onde se estabeleceram. Aos 45 anos ficou viúva.

Nos últimos meses, a saúde da “Vó Maria” ficou debilitada e ela faleceu no dia 27 de maio aos 88 anos. Ela teve nove filhos, 26 netos e 18 bisnetos. Foi sepultada no Cemitério Central de Cascavel.