Esportes

FCC lamenta objetivo não alcançado, mas está aliviado

O FC Cascavel terminou a primeira fase na nona colocação com os mesmos 12 pontos do Foz do Iguaçu

Cascavel – Time que atuou fora de casa durante toda a fase classificatória da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futebol 2016, o FCC (Futebol Clube Cascavel) inicia a semana aliviado com a permanência na elite do Estadual pelo terceiro ano consecutivo, mas frustrado por não ter alcançado o objetivo inicialmente traçado, que era chegar às quartas de final – faltou apenas um gol para tanto.

O FC Cascavel terminou a primeira fase na nona colocação com os mesmos 12 pontos do Foz do Iguaçu, último no grupo dos oito que seguem na briga pelo título. Já Operário (11 pontos) e Maringá (9) foram rebaixados.

Para o diretor-gestor da equipe cascavelense, José Orildo Pasa, as equipes “degoladas” realçam a importância da manutenção da vaga na Série Ouro. “Um é o atual campeão paranaense e o outro disputou a final de 2014 e disputará a Série D do Brasileiro este ano [venceu a taça FPF 2015]. São equipes bem estruturadas e de cidades grandes. Já nós, por não termos estádio, tivemos dificuldades para conseguir patrocinadores. Por isso estamos aliviados”, explica o dirigente. “Apesar das dificuldades, não podemos reclamar de nada”, ressalta.

Com comissão técnica e jogadores já liberados, o FCC agora concentra esforços apenas em questões contratuais, conferência de materiais e tratamento de atletas lesionados, pois as atividades profissionais estão encerradas. Com o Estádio Olímpico ainda em reforma, o time não disputará a segunda edição da Taça FPF, competição Sub-23 que dará ao campeão uma vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem.

Técnico Karmino analisa desempenho

Cascavel – Treinador do FCC (Futebol Clube Cascavel) desde a quarta rodada do Paranaense, ou seja, em sete jogos, Karmino Colombini lamentou o fato de a equipe ter ficado de fora das quartas de final por um gol, mas também se disse aliviado pela manutenção da vaga na elite.

“Na segunda-feira passada, depois da derrota para o Operário, conversamos [ele e os jogadores] para que o time fosse mais consistente em campo e que a semana de treinos seria boa, que acrescentaríamos algo a cada dia para chegarmos no domingo em busca do ápice, que seria a vitória sobre o Rio Branco. Isso ocorreu, mas voltamos a sofrer um gol originário de bola parada e isso fez a diferença, senão o peso seria menor. As derrotas para Operário e Toledo deixaram um gosto ruim, mas por outro lado os empates contra J. Malucelli, Paraná Clube e Atlético nos deram pontos importantes para continuarmos na primeira divisão”, diz.

Para Karmino, que não tem definição quanto ao seu futuro profissional, seja no FC Cascavel ou em outra equipe, o planejamento faz a diferença no futebol, por isso o clube pensar no campeonato de 2017 desde já.

“O tempo é curto, tem que pensar agora que tipo de jogador o time quer e qual tem condição de retornar. Como sugestão, sugiro começar a procurar assim que começar o Campeonato Brasileiro”, diz ele, que este ano teve no elenco dois atletas que se destacaram na Série D 2015: o volante Vit e o meia Léo Maringá, destaques de Volta Redonda e Foz do Iguaçu na competição nacional do ano passado.