Esportes

FC Cascavel na decisão

O FC Cascavel deu um importante passo rumo à Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol 2018 ao se garantir na decisão da Taça FPF, ontem, com uma vitória nos pênaltis sobre o Rio Branco, na rodada de volta da semifinal, no Estádio Olímpico Regional.

Na disputa pelo título o time cascavelense enfrentará o Maringá FC, que no outro jogo semifinal venceu em casa o Toledo por 3 a 0. A decisão será em duas partidas, sendo a primeira com a Serpente Aurinegra como mandante, no próximo domingo, às 11h. Já o jogo derradeiro será no Estádio Willie Davids, no dia 5 de novembro.

Apenas o campeão da Taça FPF, competição realizada na categoria sub-23, garantirá vaga na quarta divisão nacional. Esta é a terceira edição realizada com o modelo atual. Na primeira, em 2015, o Maringá FC foi campeão e Toledo foi vice, e no ano passado o Operário venceu o Andraus na final. Esta é a primeira participação do FC Cascavel na Taça.

Na campanha geral deste ano, o Maringá FC tem oito vitórias, dois empates e duas derrotas em 13 jogos, com 29 pontos somados, 34 gols marcados e oito sofridos. Já o FCC tem seis vitórias, cinco empates e uma derrota, com 24 pontos, 17 gols marcados e 11 sofridos. No confronto da primeira fase, a igualdade prevaleceu com um empate por 1 a 1, em Cascavel.

O jogo

A decisão da vaga na final não destoou das partidas anteriores do FC Cascavel, empate no tempo normal e definição do vencedor nos pênaltis. Nas quartas de final, a Serpente Aurinegra já havia passado pelo Operário desta forma, após dois empates por 1 a 1. Antes, na última rodada da fase classificatória, o FCC havia ficado no empate com o Maringá. Desta vez, na semifinal, novo empate com o Rio Branco, 1 a 1 depois do 2 a 2 na ida, em Paranaguá.

A diferença foi que os visitantes saíram na frente. O volante Krisman abriu o placar aos 35min do primeiro tempo com um gol de cabeça, aproveitando jogada bastante utilizada pelo Rio Branco, com bolas alçadas na área.

O empate do FCC aconteceu apenas aos 26min do segundo tempo. O lateral-esquerdo Elivelton cobrou falta elevando a bola na área adversária e ela foi direto para as redes, sem tocar em ninguém. A igualdade no placar sacramentou a busca pelo gol pelos donos da casa, que voltaram do intervalo mais dispostos a balançar as redes adversárias. Antes do gol, o FCC havia domingo as ações de ataque, com pelo menos três boas chances de empatar, tendo em uma delas a bola acertado a forquilha do goleiro do Rio Branco. No fim do jogo, outra bola no travessão impediu a vitória cascavelense durante o tempo regulamentar.

“São” Lucas

O empate por 1 a 1, depois de empate por 2 a 2 no jogo de ida, levou a decisão da vaga para os pênaltis, oportunidade que o goleiro Lucas aproveitou para brilhar novamente com a camisa do FCC, a exemplo das quartas de final. O FC Cascavel iniciou a série com Gasperin abrindo o placar. Em seguida, o camisa 10 do Rio Branco, Neto, parou no goleiro cascavelense, que se esticou para buscar a bola. Na sequência, Vagner ampliou a vantagem do Aurinegro. Na segunda cobrança do time de Paranaguá, Giva chutou por cima e desperdiçou. No entanto, o FCC não aproveitou a chance de disparar ao Elivelton ter sua cobrança defendida pelo goleiro Eder. Já Darlan chutou firme e diminuiu a diferença: 2 a 1. Iniciando a quarta série de cobranças, o FCC perdeu nova chance de ampliar, desta vez com o camisa 9 Kiko, que parou no goleiro do Rio Branco. Porém, o time do litoral não aproveitou a oportunidade de igualar o placar. O meia Lika bem que tentou, mas Lucas defendeu para a empolgação dos mais de 700 torcedores presentes – fora um grupo que veio de Paranaguá torcer para o Rio Branco -, que apelidaram o goleiro cascavelense de “São” Lucas. Na quinta série de cobranças, Hyago Medeiros foi às redes, impossibilitando a igualdade do time adversário e fechando o placar em 3 a 1.