Esportes

FC Cascavel investe em CT para ser “mais que futebol”

Cascavel – O Futebol Clube Cascavel acredita que existem inúmeros fatores que interferem no desempenho em campo: preparo físico, alimentação adequada e saúde em dia, por exemplo.

Mas há também uma série de outros quesitos que, indiretamente, mexem com o corpo e a mente dos atletas. Todos os jogadores carregam consigo superações pessoais para conseguir dar andamento ao sonho do futebol. Deixam para trás o conforto de casa, ficam longe da família, mudam constantemente de cidade e, às vezes, precisam se adaptar a climas completamente diferentes e pessoas com comportamentos distintos.

É por isso que mais do que oferecer uma camisa para vestir e um campo para jogar, o Centro Treinamento do FC Cascavel tenta se aproximar do aconchego de casa, sem deixar de ser um local de trabalho. Para isso, o time cascavelense conta com um complexo de 30 mil m2 para treinar e abrigar os atletas.

Para profissionalizar ainda mais a estrutura, o espaço vem passando por constantes melhorias. Depois de um estudo de ampliação, o CT foi reformado e hoje é o quinto melhor do Paraná.

No espaço esportivo do local há três campos de futebol; vestiários (dois à beira do gramado e um central) para equipes e árbitros; banheiros (inclusive para o público feminino); duas salas para reuniões de comissões técnicas; cozinha e refeitório para 90 pessoas sentadas; salas de fisioterapia, psicologia, recepção e imprensa; almoxarifado; e rouparia e lavanderia para atividades do clube e pessoal; além dos escritórios central e administrativo.

Equipe multiprofissional

A estrutura de CT conta também com o trabalho de uma equipe multiprofissional, da qual fazem parte nutricionistas (elabora o cardápio de acordo com as necessidades do atleta e indica a suplementação), personal trainer, prepadores físicos, fisioterapeuta, médicos, dentistas e psicólogo.

Descanso e lazer

O cotidiano de um atleta não é feito só de treinamentos. Também faz parte da preparação de um jogador, manter um tempo livre. Por isso o CT conta com: alojamentos (desde o sub-20 até o profissional, todos com capacidade para 30 jogadores), serviço de hotelaria (para garantir manutenção, limpeza e higiene dos alojamentos), TV Smart em cada alojamento e salão de jogos para atividades de tênis de mesa e bilhar.