Cotidiano

FBI detém analista da NSA acusado de roubar informação confidencial

2013_619787592-20130609092505422ap.jpg_20130609.jpgWASHINGTON ? O FBI deteve um analista contratado pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) por roubo de informação confidencial, informaram as autoridades nesta quarta-feira.

Harold Thomas Martin III, de 51 anos, é acusado de roubo de propriedade do governo e retirada não autorizada de materiais ?altamente confidenciais?. Ele foi detido nas últimas semanas e pode pegar até dez anos de prisão.

Seis dos documentos encontrados com ele foram classificados como ultra-secretos, ?o que significa que a divulgação não autorizada razoavelmente poderia ser esperada para causar dano excepcionalmente grave à segurança nacional dos EUA?, disse o Departamento de Justiça.

O Departamento de Justiça confirmou que Martin trabalhou para a Booz Allen Hamilton, a mesma consultoria em que trabalhava Edward Snowden, o ex-analista que revelou o vasto esquema de espionagem dos Estados Unidos.

De acordo com o FBI, Martin negou num primeiro momento, mas mais tarde admitiu a retirada dos documentos e de arquivos digitais.