Cotidiano

Fazenda reduz para 1% estimativa de crescimento em 2017

BRASÍLIA – A equipe econômica decidiu revisar novamente sua projeção para o desempenho da economia em 2017. O novo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk, informou, nesta segunda-feira, que o governo estima uma alta de 1% no Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) no ano que vem. O número representa uma queda em relação à estimativa anterior, de 1,6%.

Essa é a terceira revisão das projeções de 2017 feita pela equipe do governo Michel Temer. Quando encaminhou a revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 ao Congresso, o governo previu um aumento de 1,2% no PIB. No entanto, na Lei Orçamentária, o valor foi elevado para 1,6%.

Segundo Kancsuk, a revisão é marginal e foi feita porque o endividamento das empresas está se tornando mais claro e isso tem aumentado os spreads (diferencial entre o que os bancos pagam para captar recursos e quanto eles cobram de seus clientes) cobrados no mercado. Isso acaba atrasando um pouco a recuperação da economia. Mesmo assim, o secretário demonstrou otimismo:

? Continuamos falando de uma recuperação econômica. Conforme a confiança for retomada, isso volta.