Cotidiano

Fazenda demite servidores envolvidos em operações da PF

BRASÍLIA – O ministério da Fazenda publicou no ?Diário Oficial da União? desta terça-feira portarias com 13 demissões, duas cassações de aposentadorias e uma dispensa, como resultado de processos administrativos. Entre elas, estão apurações envolvendo operações da Polícia Federal, como Vícios ? de direcionamento num processo licitatório do sistema que calcula o imposto que tem de ser pago por fábricas de bebidas ? e Esfinge ?? de desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos com a Casa da Moeda e outros órgãos.

Entre as justificativas apontadas nas portarias assinadas pelo secretário-executivo do ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, estão principalmente ?improbidade administrativa?, com variações como restrição de retorno ao serviço público federal e por o servidor ?valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento de dignidade da função pública?. Há ainda casos de servidores demitidos acusados de participar de empresa privada.

Na lista estão auditores da Receita Federal, analistas tributários, agentes administrativos da Fazenda, dois técnicos do Seguro Social e um auxiliar operacional de serviços diversos.