Opinião

Favoritos confirmam títulos no Paranaense de Velocidade de 2020

Favoritos confirmam títulos no Paranaense de Velocidade de 2020

Sobram emoções na decisão atrasada do automobilismo paranaense. A final do Campeonato Paranaense de Velocidade de 2020 foi disputada domingo (23) no Autódromo Internacional de Curitiba, situado em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

Disputadas empolgantes e títulos definidos somente na última volta marcaram a prova. Os favoritos confirmaram o título. Quem chegou à final na liderança sagrou-se campeão.

Na categoria Marcas A, Ruslan Carta Filho garantiu o título com a vitória na prova 1 e o quarto lugar na 2. Somou 87 pontos, nove a mais do que a dupla Rafael Augusto Bastos/Alexandre Frankenberger.

Rafael Balestrin confirmou o título da categoria Marcas A com a vitória na Prova 1 e o sexto na 2. Ele usou a prova 2 como descarte, jogando fora os seis pontos.

A Turismo A teve uma decisão digna de filme. Sanito Cruz chegou à final na liderança e precisava terminar à frente de Guilherme Ragnini para confirmar o título. Na Prova 1, foi o segundo colocado e Ragnini venceu. Na segunda, abandonou na sexta volta e Ragnini liderava. No entanto, quando dava o título como perdido, Ragnini teve um pneu furado na penúltima volta e perdeu várias posições. Com isso, Sanito pôde comemorar o título, somando 89 pontos, sete a mais do que Ragnini.

Apenas quatro pontos separaram a dupla Marcelo Cancelli/Ezequiel Dall Asta Vieira, campeã da Turismo B, do vice-campeão Marcelo Kroth. Marcelo e Ezequiel conquistaram um segundo e um quarto lugares na final e somaram 96 pontos, garantindo a conquista do título, pois, mesmo vencendo as duas provas, Marcelo Kroth ficou com 92. O que definiu mesmo o título foi o descarte. Os campeões tiveram como pior resultado um abandono na etapa de Cascavel, ao passo que Kroth descartou 12 pontos, uma vez que seu pior resultado foi um terceiro lugar também na etapa de Cascavel.

Na Turismo C, o quinto lugar nas duas provas foi suficiente para a dupla Peterrson Andrade/João Manoel Teixeira Godoy garantir o título. Eles somaram 76 pontos, contra 66 de Cristian Pampuch, segundo colocado nas duas corridas da decisão.

 

Classificação final do Paranaense de Velocidade de 2020/três primeiros

Categoria Marcas A

Pos.   Piloto         Pontos

1º)     Ruslan Carta Filho                  87

2º)     Rafael Augusto Bastos/Alexandre Frankenberger 78

3º)     Ricardo Hilgenstieler      53

 

Categoria Marcas B

1º)     Rafael Balestrin    106

2º)     Brendon J. Zonta Gabardo      64

3º)     Evandro Maldonado/Roberto Bonato        61

 

Categoria Turismo A

1º)     Sanito de Andrade Cruz Júnior         89

2º)     Guilherme Ragnini        82

3º)     Henrique Schmitz Basso         58

 

Categoria Turismo B

1º)     Marcelo Cancelli/Ezequiel Dall Asta Vieira 96

2º)     Marcelo Kroth da Silva  92

3º)     Sérgio Francisco Bucco Júnior         72

 

Categoria Turismo C

1º)     Peterson C. de Andrade/João Manoel Teixeira Godoy  76

2º)     Christian Robert Pampuch      66

3º)     Marcelo João de Oliveira Filho         65