Esportes

Favorito, Teddy Riner leva o ouro e manda torcida calar a boca

RIO – O francês Teddy Riner, favorito ao título, venceu o japonês Hisayoshi Harasawa e é medalha de ouro na categoria peso pesado (mais de 100 kg). Na hora de comemorar, o campeão resolveu provocar a torcida e, com o indicador sobre a boca, fez sinal para que calaassem a boca. A atitude foi recebida com uma sonora vaia da arquibancada da Arenca Carioca 2.

JUDÔ rafaelRiner foi campeão na mesma categoria em que o brasileiro Rafael Silva, o Baby, garantiu a medalha de bronze, repetindo o desempenho de Londres-2012. Os dois se encontraram nas quartas de final, no início da tarde desta sexta-feira, em que o francês levou a melhor.

Em entrevista depois do combate, o atleta explicou o gesto:

? O pedido de silêncio foi para os que acharam que eu não seria capaz de conquistar a medalha.

Teddy Riner é o maior campeão mundial da história do judô. Com 2,04 metros e 140 kg, é praticamente imbatível. O francês tem no currículo nada menos que oito títulos na categoria. Começou sua trajetória em 2007, quando ganhou seu primeiro ouro com apenas 18 anos. O atleta está invicto há seis anos.

O ouro no Rio é o segundo em Olimpíadas: ele já havia subido no lugar mais alto do pódio em Londres-2012, após ter sido bronze em Pequim-2008.