Cotidiano

Faustão critica governo Temer ao vivo no 'Domingão'

fausto.jpgRIO ? Durante o quadro ‘Dança dos famosos’, neste domingo, Faustão disparou contra a reforma do ensino médio anunciada pelo governo Temer esta semana, quando foi gerada a polêmica em torno da flexibilização da grade obrigatória de algumas disciplinas, como Educação Física, Sociologia e Filosofia.

“Aqui não tem educação. Educação Física os caras iam tirar. Essa p*rra desse governo nem começou, não sabe se comunicar. E já faz a reforma sem consultar ninguém”, disse Fausto Silva, se dirigindo ao júri do quadro.

“Então, o país que mais precisa de educação, faz uma reforma com cinco gatos pingados, que não entendem p*rra nenhuma, não consultam ninguém. E aí, de repente, tira a Educação Física, que é fundamental na formação do cidadão”, completou o apresentador, sendo aplaudido por sua plateia. Veja:

Faustão critica Temer

MINISTÉRIO DIZ QUE DISCIPLINAS NÃO SERÃO EXCLUÍDAS

O Ministério da Educação divulgou um vídeo em que o secretário de Educação Básica, Rossieli Soares, nega que disciplinas como artes e educação física tenham sido excluídas da grade curricular obrigatória para alunos do Ensino Médio. A informação foi dada durante o anúncio do Novo Ensino Médio, na tarde desta quinta.

Segundo Soares, o governo não decretou o fim das matérias, que estarão presentes no programa da Base Nacional Comum, obrigatórias para todos. ?A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento?, explicou.

Entre as mudanças propostas, está a divisão da carga horária de 2.400 horas: 1.200 horas serão destinadas para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e outras 1.200 horas serão voltadas para o currículo flexível, em que o aluno poderá escolher áreas com que mais se identifica. Também será exigido dos estudantes a realização de atividades práticas supervisionadas, que serão realizadas no setor produtivo ou em ambientes de simulação.

O texto de divulgação publicado no site do MEC diz que o Novo Ensino Médio oferece uma alternativa de formação de nível técnico e profissional. ?Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. Com isso, será possível que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado, desenvolvendo competências específicas em áreas profissionais, capacitando-os para o trabalho qualificado, sem impedir que eles possam continuar estudando em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte?.

Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/faustao-critica-governo-temer-ao-vivo-faz-uma-reforma-com-cinco-gatos-pingados-20177307.html#ixzz4LMxa7Ksl

Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/faustao-critica-governo-temer-ao-vivo-faz-uma-reforma-com-cinco-gatos-pingados-20177307.html#ixzz4LMxXUoJF

Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/faustao-critica-governo-temer-ao-vivo-faz-uma-reforma-com-cinco-gatos-pingados-20177307.html#ixzz4LMxUxeAj